Missões Oficiais

Missão à China

A Deputada Marisa Formolo a convite do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, participou de 28 de novembro de 2013 a 09 de dezembro de 2013 a Missão Governamental, Institucional  e Empresarial à China, que teve como objetivo aprofundar as relações com a província irmã de Hubei e promover a atração de investimento ao participar do V COIFAIR (China Overseas Investment Fair)   em Pequim. No período foram visitadas a cidades de Pequim, Wuhan e Xangai. A Deputada Marisa Formolo,  da Deputada Miriam Marroni e o Deputado Raul Carrion , acompanharam a delegação que foi formada por 68 pessoas, entre elas o Governador Tarso Genro, Secretários, representantes de Estatais, do Cooordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais, Tarson Nunes e o Assessor  Espártaco Dutra,  Autarquias, Prefeituras de diversos Municípios, bem como representantes de Universidades, da FIERGS e os meios de Comunicação.

-AGENDA DE ATIVIDADES:

-28/11/2013 – Quinta-feira - Deslocamento PORTO ALEGRE/SÃO PAULO/DUBAI

-30/11/2013 – Deslocamento- Sábado - DUBAI/PEQUIM

 

-01/12/2013 - Domingo– PEQUIM- Encontro petit-comite com Embaixador Brasileiro em Pequim

-Recepção do Embaixador do Brasil a Comitiva.

 

02/12/2013 – Segunda-feira- Encontro com CEO da Empresa FOTON – Apresentação da empresa e seus negócios na China e no Brasil, visita guiada à fábrica. A empresa FOTON está trazendo seus investimentos para uma fábrica de caminhões no Rio Grande do Sul, sendo uma das maiores empresas de produção de veículos automotores. A FOTON também produz automóveis, ônibus, utilitários, maquinários e fábrica de motores.

-Assinatura de acordo – PROCERGS-Huawei, para equipamentos de telecomunicações e tecnologia de informação.

-Palestra do Governador na Universidade do Povo da China

-Reunião Jantar com empresa CMEC – China Machinery Engineering Corp

 

03/12/2013 – Terça-feira- Visita ao estande do RS do Vice-Premier Chinês Mr Wang Yang

-Reunião no Departamento Internacional do Comite Central do Partido Comunista – Cheing Fengxiang – Vice-Ministro do Departamento

-Seminário Invest In Latin America

-Escola Central do PCCh – Acordo FDRH,

-Reunião na sede da CGGC – China Gezhouuba Group Corp

 

04/12/2013 – Quarta-feira – Encontro com CEO da Empresa HANERGY- no Connie Chao -Director of Sales and Marketing – 159 Yang Jiang Avenue, JiangAn, Wuhan -Hubei, Pr China. A HANERGY é uma empresa de energia limpa. Há possibilidade de investimento no RS para produção de painéis de energia solar.

-Agenda SCIT – Atração de empresa de fotovoltaica para o Parque Tecnosinos

-Abertura do Seminário de Promoção do RS na Feira Inetrnacional de Pequim (feira de grandes negócios) onde o Rio Grande do Sul tinha um estande que ficou a cargo da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Investimentos (AGDI), da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI).

-Reunião no Centro de Intercâmbio Econômico Internacional da China (CCIEE), nesta agenda ficou prevista uma Missão da China ao rio Grande do Sul a convite do governador Tarso Genro, entre abril e maio de 2014.

-A pedido dos produtores de bambu do Rio Grande do Sul, a Deputada Marisa Formolo manteve contato com representantes da Cadeia Produtiva do Bambu. A agenda foi intermediada pela Embaixada Brasileira na China. O encontro foi acompanhado pelo adido brasileiro na china e técnico da Embrapa, Romero Maia.

A deputada garante voltar ainda mais entusiasmada com a produção do bambu. “Na China eles produzem desde palitos até casas com o bambu. Nas habitações ele é usado no assoalho, paredes e até em telhas, que são produzidas com resíduos do bambu compactado e têm grande durabilidade. Os chineses usam o bambu na confecção de roupas, tapetes, cosméticos, medicamentos, obras de arte, habitações e como alimento”, observa a parlamentar.

 

 

-Deslocamento PEQUIM/WUHAN

05/12/2013 – Quinta-feira-  WUHAN-Visita ao Parque Tecnológico do Lago Leste

-Visita ao SBI no Optical Valley

-Visita a Yangtse Opitical Fiber and Cable Company – Wuhan, empresa de fibras ópticas.

-Visita ao novo porto de Wuhan

-Recepção ao governador de Hubei

-Assinatura de Memorando de Entendimentos

 

06/12/2013- Sexta-feira- Visita a Dong Feng Motore Corporation. Empresa que possui 150 mil funcionários e 10 fábricas. Apresenta um grande desenvolvimento na industria de veículos elétricos. O governador Tarso Genro convidou para um estudo de investimento no Estado, especificamente na indústria de veículos elétricos e de veículos híbridos, movidos a energia elétrica e combustível.

-Encontro com o China Council for International Trade (CCPIT)

-Feira de negócios e investimentos Hubei-RS

-As deputadas Marisa Formolo e Miriam Marroni e o Deputado Raul Carrion na província de Hubei,  acompanharam o governador Tarso Genro em encontro com estudantes brasileiros que estão na China. O encontro reuniu estudantes do programa Ciência sem fronteiras com o governador Tarso Genro e coordenação da missão gaúcha.

 

07/12/2013 – Sábado – Deslocamento WUHAN/XANGAI

-Reunião com Janta com produtores de tabaco e outros produtos agrícolas.

08/12/2013 – Domingo – XANGAI – Encontro com a Cônsul-Geral brasileira em Xangai  para analisar as relações Brasil/China e perspectivas.

-Evento de boas vindas da comunidade brasileira em Xangai. Almoço com grupo de estudantes brasileiros em Xangai do programa Ciência sem fronteiras.

-Deslocamento XANGAI/DUBAI

09/12/2013 – Deslocamento DUBAI/SÃO PAULO/PORTO ALEGRE