Notícias

Deputada Marisa é primeira mulher a empossar um governador do Rio Grande do Sul

01/01/2015

Parlamentar leu a ata em sessão Solene na Assembleia

foto: Vinícius Reis/Agência ALRS

Pela primeira vez em 179 anos da Assembleia Legislativa, uma mulher, na condição de primeira secretária, empossou um governador do Rio Grande do Sul. A deputada Marisa Formolo (PT) participou, na tarde desta quinta-feira (1), da sessão solene realizada no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa gaúcha e leu a ata que empossou o governador José Ivo Sartori (PMDB) e o vice-governador José Paulo Cairoli (PSD). A transmissão do cargo ocorreu logo após no Palácio Piratini.
A primeira secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputada Marisa Formolo, afirmou estar honrada por ser a primeira parlamentar a dar posse a um chefe do Executivo e desejou um bom governo a Sartori, que é natural de Farroupilha e já foi prefeito de Caxias do Sul, cidade natal da deputada. “Espero que o senhor de continuidade ao projeto de desenvolvimento para o Rio Grande, iniciado por Tarso Genro, e governe, priorizando os que mais precisam”.
A sessão solene foi encerrada com o Hino Rio-Grandense. Após o encerramento, o presidente Sossella acompanhou o governador e o vice até a saída principal do Parlamento. Ali eles eram aguardados pelos chefes da Casa Militar e do Cerimonial do Palácio Piratini, que os acompanharam até a sede do Executivo, onde foi realizada a transmissão do cargo.
Após a execução do hino nacional, José Ivo Sartori proferiu o compromisso constitucional: "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis e patrocinar o bem comum do povo rio-grandense". Em seguida, assinou o termo de posse e tornou-se o novo governador do estado. O mesmo rito foi repetido para o vice-governador José Paulo Cairoli.