Notícias

Deputada Marisa é homenageada em Sant’Ana do Livramento

19/12/2014

 

Parlamentar participou da formatura de duas turmas dos cursos técnicos de certificação binacional do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense e Universidade do Trabalho do Uruguai

O trabalho realizado pela deputada Marisa Formolo (PT) para qualificar a educação do ensino profissionalizante no Estado foi reconhecido na noite da última sexta-feira (19), em Sant’Ana do Livramento. Ela foi homenageada pelo vereador Dagberto Reis (PT) com uma placa em agradecimento ao trabalho realizado à frente da Comissão Especial para Tratar do Ensino Profissional no Rio Grande do Sul.

A entrega da comenda foi feita durante a solenidade de inauguração da foto do vereador na galeria de ex-presidentes do Legislativo Santanense. “Queremos agradecer à deputada por todo o empenho dispensado para qualificar o ensino técnico e para implementar e ampliar em Livramento a certificação binacional dos cursos, pela qualificação da Uergs (Universidade do Estado do Rio Grande do Sul) e pela agroecologia”, afirmou Reis. “Como educadora, não poderia ter feito diferente, tanto pela certificação binacional quanto pela Uergs”, afirmou Marisa, que recentemente foi relatora do projeto de lei que autorizou o governo do Estado a doar uma área para a instalação da Uergs no município.

Na mesma noite, a deputada participou da formatura de duas turmas dos cursos Técnico em Informática do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Técnico em Controle Ambiental da Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU).  “A deputada Marisa tem sido uma parceira nesta experiência da certificação binacional e esperamos que continuemos trabalhando juntos”, disse o vice-reitor do IFSul, Flavio Barbosa Nunes. “A deputada é uma entusiasta do ensino técnico e profissionalizante e nos ajudou muito neste processo de implantação da certificação e reconhecimento de saberes. Precisamos que continue nos auxiliando”, afirmou o diretor general del Consejo de Educación Técnico Profissional da UTU, Eduardo Davy.

A deputada agradeceu e desejou sorte aos formandos nesta nova fase da vida. “A educação profissional é o caminho da inclusão, é a porta de entrada para a sustentabilidade. As pessoas só precisam de oportunidades iguais para poder ingressar no mundo do trabalho”. Marisa afirmou também que esta experiência da certificação binacional, única na América Latina, colocou o Rio Grande e o Uruguay na vanguarda. “As primeiras vezes que vim para Livramento, ouvia de uruguaios e brasileiros muitos relatos de dificuldades em estudar e trabalhar no Brasil e no Uruguai por causa da documentação. Hoje, isso mudou. Ouço agora algumas pessoas olhando para o diploma com os brasões dos dois países quase sem acreditar que foi possível a certificação binacional, mas ela é real e deve ser ampliada e levada a todas as fronteiras”.